TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)

A Obsessão são pensamentos, impulsivos ou imagens recorrentes e persistentes, experimentados como intrusivos e indesejáveis. Causam acentuada ansiedade, medo  ou desconforto, interferem nas atividades diárias, nas relações interpessoais  ou ocupam boa parte do tempo do indivíduo. As obsessões também podem ser cenas, palavras, frases, números, musicas que o individuo não conseguem afastar ou suprimir.

A obsessão, leva o individuo a preocupar-se de forma excessiva com sujeira, ter dúvidas intermináveis, sentir necessidade de verificar repetidamente portas e janelas ou o gás, ser atormentado por pensamentos indesejáveis, acumular grandes quantidades de objetos sem utilidade, apresentar preocupação exagerada com ordem , alinhamento ou simetria, são alguns dos sintomas do TOC.

Estas manifestações são também conhecidas popularmente como “manias”, e atormentam milhares de pessoas em todo o mundo. Muitas vezes, são leves e imperceptíveis, mas, não raro,  são extremamente graves e até incapacitantes.

Estão associadas a ansiedade, medo, culpa e ocupa muito tempo da pessoa acometida e interfere na rotina pessoal, na rotina pessoal, na vida social e na família.

Já a compulsão é um ritual, comportamentos repetitivos ou atos mentais que a pessoa se sente compelida a executar em respostas a obsessões ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente. São atos realizados com a intenção de afastar ameaças, reduzir os riscos , prevenir desastres ou possíveis danos a si próprio e a outras pessoas ou simplesmente aliviar um desconforto físico.

Portanto, a compulsão, é o ato de fazer obedecendo à obsessão.

Com o tratamento terapêutico, o portador deste transtorno, perceberá que todas as emoções presentes em decorrência do TOC, fatalmente se inibirão , mudando ou corrigindo os pensamentos disfuncionais. (CORDIOLI, 2014, P.15)

Deixe o seu
Depoimento

Preencha o formulário e em breve será postado na nossa área de Depoimentos. Muito Obrigado

Chame no Whatsapp!